sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tijolo de barro

Tijolo de barro

Fabricados em formas de ferro, com barro queimado, em fornos de alta temperatura, o produto proporciona bom isolamento acústico e térmico. Como tem mais densidade, oferece uma vedação térmica - demora mais para esquentar e, depois, para esfriar. Além disso, pelo fato de ser uma vedação maciça, suporta melhor qualquer esforço à tração, como a colocação de pregos e até mesmo estantes e armários. No entanto, tem custo de assentamento maior (por serem peças menores consomem mais tempo de mão-de-obra, além de consumir mais argamassa) e o peso, por ser mais elevado, exige uma superestrutura. O trabalho precisa ser executado por um profissional especializado afinal, o produto precisa ter bom alinhamento, nível e prumo.

O tijolo de barro tem aplicações diversas: pode ser usado na construção de paredes estruturais, de vedação ou ficar aparente, muitas vezes servindo até como revestimento de piso. Nestes dois últimos casos, deve-se optar por peças especiais, mais uniformes e um pouco mais caras, já que os tijolos comuns têm acabamento mais rústico.

Sua durabilidade depende da conservação, exposição à umidade e isolação, e as peças podem ser encontradas em mais de um formato. Basta especificar a funcionalidade e, muitas vezes, é possível até encomendar uma forma especial. A diferença entre os modelos está na finalidade e no acabamento que se pretende dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário